Decreto 32/2025 | Admissão de Candidatos aos Ministérios de Leitor e Acólito | Arquidiocese Primaz de São João Del Creeper

 

DOM EMANUEL GOMES

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA

PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS

ASSESSOR DA SEÇÃO PARA OS ASSUNTOS GERAIS DA SECRETARIA DE ESTADO

ARCEBISPO PRIMAZ DE SÃO JOÃO DEL CREEPER



ANO JUBILAR DE 2025

"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"



Aos diletos filhos espalhados por todo nosso território, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!


    Considerando a importância dos ministérios instituídos de Leitor e Acólito no processo de formação presbiteral, conforme dispõe a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio "Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis", que regula a formação dos futuros presbíteros da Santa Igreja no universo do Minecraft;

    Considerando o que estabelece o Art. 42, que define o ministério de Leitor como serviço próprio da Palavra de Deus, exercido de modo estável e responsável na proclamação das leituras (exceto o Evangelho), na condução de celebrações da Palavra e na formação catequética dos fiéis;

    Considerando o que dispõe o Art. 43, que atribui ao Acólito o ministério de serviço ao altar e ao Corpo de Cristo, com responsabilidades litúrgicas específicas na preparação do altar, no auxílio à celebração da Santa Missa e na distribuição da Eucaristia;

    Considerando ainda o Art. 44, que reconhece esses ministérios como etapa formativa essencial, exigindo espírito de obediência, reverência e maturidade pastoral no caminho vocacional;

DECRETO

    Art. 1º – Ficam instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito, conforme a tradição e a normativa vigente da Igreja, os seminaristas abaixo nomeados:

  • Seminarista Bruno Augusto
  • Seminarista Deyvid da Silva
  • Seminarista Douglas Brandão
  • Seminarista Kayky Nonato

    Art. 2º – A instituição nos referidos ministérios ocorreu aos vinte e nove dias do mês de julho do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco (29/07/2025), durante solene celebração litúrgica realizada na Basílica Menor de Santo Agostinho, nesta Arquidiocese Primaz de São João Del Creeper, presidida por Dom Ítalo Silva, Prefeito do Dicastério para a Evangelização, e cocelebrada por este Arcebispo Primaz, Dom Emanuel Gomes, que também exerce o ofício de Prefeito do Dicastério para os Seminários e também pelo Bispo Auxiliar, Dom Vinicius Lucas.


    Art. 3º – Exorto os instituídos a exercerem com zelo, piedade e fidelidade os ministérios recebidos, conscientes de que tais serviços constituem etapa fundamental no itinerário rumo às Ordens Sacras e devem ser vividos em espírito de profunda comunhão com a Igreja.


Na alegria e na paz que vem de Deus, por intercessão de Nossa Senhora do Pilar, e dos gloriosos apóstolos São Pedro e São Paulo, os abençoamos no Senhor.


Dado e passado na sede da Cúria Arquidiocesana Primaz de São João Del Creeper, aos vinte e nove dias do mês de Julho do ano jubilar de dois mil e vinte e cinco, ano da graça do Senhor.


Emanuel Gomes

Tituli di Foro Flaminio

Arcebispo Primaz



Vinicius Lucas

Tituli di Acufida

Bispo Auxiliar


Postagem Anterior Próxima Postagem