Livreto Celebrativo | Vigília Eucarística pela Santa Igreja e pela Paz no Mundo

LIVRETO CELEBRATIVO
VIGÍLIA EUCARÍSTICA PELA SANTA IGREJA E PELA PAZ NO MUNDO 
PRESIDIDA POR DOM WESLEY MIGUEL 

Praça da Catedral Metropolitana| 14.01.2026

Todos os fiéis reúnem-se no local previamente preparado, portando uma vela nas mãos, já acesas, e permanecem em atitude de silêncio e recolhimento, próximos ao palco destinado à celebração.

À hora prevista, o celebrante sai do interior da Catedral, iniciando uma procissão solene em direção ao palco preparado. Concluída a procissão, o celebrante ocupa o lugar que lhe foi destinado.

Em seguida, tem início a Vigília pela Santa Igreja com a oração do Santo Terço, conduzida conforme o costume, permanecendo todos em atitude orante.

EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO

PROCISSÃO
(Ave Verum Corpus)

AVE VERUM CORPUS, NATUM DE MARIA VIRGINE,
VERE PASSUM, IMMOLATUM IN CRUCE PRO HOMINE.
CUIUS LATUS PERFORATUM FLUXIT AQUA ET SANGUINE:
ESTO NOBIS PRAEGUSTATUM IN MORTIS EXAMINE.

BENÇÃO DAS VELAS

Pres.: Oremos. Senhor, que sois o criador da luz, e em Jesus Cristo nos destes a graça de vencer as trevas do pecado, dignai-vos abençoar estas velas + que acendemos em vosso louvor, e por intercessão da Virgem Maria, que aqui se manifestou revestida da vossa Luz, fazei que preserveremos a Fé, até que um dia possamos encontrar-vos com todos os santos no reino dos Céus. Vós que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. 
Ass: Amen

Com o Santíssimo já exposto, o sacerdote se dirige ao genuflexório e recita a oração pelo Pontífice:

ORAÇÕES AO SANTÍSSIMO
Pres.: Oremos pelo nosso Pontífice, Papa Pio IV.
℟.: O Senhor o conserve, o anime, e o torne feliz na terra, e não o entregue a ao poder de seus inimigos.

Pres.: Tu es Pedro.
℟.: E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

O Sacerdote prossegue:

Pres.: Oremos: Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai com bondade para o servo N., a quem quisestes colocar como pastor de vossa Igreja. Concedei-lhe que dirija seus súditos pela palavra e pelo exemplo e, assim, ele e o seu rebanho alcancem a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Após esta oração o Santo Padre conduz a oração pelos Bispos.
Pres.: Oremos pelos nossos Bispos
℟.: Vigilante eles apascentem, Senhor, os vossos rebanhos, com vossa fortaleza e na grandeza de vosso nome.

Pres.: Tu és sacerdote para sempre.
℟.: Segundo a ordem de Melquisedeque

Pres.: Oremos: Ó Deus, que cuidais do vosso povo com carinho e o governais como amor, daí o espírito de sabedoria aos vossos servos, a quem confiastes este rebanho, e resulte o proveito das ovelhas na alegria eterna do pastor. Por Cristo, nosso senhor.
℟.: Amém.

Faz-se aqui um minuto de silêncio. Após isto, podem-se fazer orações e reflexões sobre o tema proposto para a Vigília.

Então, entoa-se um cântico, e assim, dá-se início à Recitação do Santo Terço.

CÂNTICO
(Meu Deus, eu creio)

MEU DEUS, EU CREIO, ADORO, ESPERO E AMO-VOS. PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CRÊEM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM.

Inicia-se então, a Recitação do Santo Terço.

RÉCITA DO SANTO TERÇO MARIANO

No início, o celebrante pode proferir algumas palavras, para levar as pessoas ao espírito de oração, se assim desejar.

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO 

Pres: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

OFERECIMENTO


Pres: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. 
℟.: Amém  

Pres: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

℟.: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna. Amém.

Pres: Deus vos salve, Maria, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade.

℟.: Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. 

Pres: Deus vos salve, Maria, filha de Deus Pai.

Pres: Ave Maria...
℟.: Santa Maria...

Pres: Deus vos salve, Maria, mãe de Deus Filho.

Pres: Ave Maria...
℟.: Santa Maria...

Pres: Deus vos salve, Maria, esposa do Espírito Santo.

Pres: Ave Maria...
℟.: Santa Maria...

Pres: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.

℟.: Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Aqui, o coro entoa um cântico.

CÂNTICO
(Ave, Mater Domini, Virgo Maria)

AVE, MATER DOMINI, VIRGO MARIA, REGINA ROSARII FATIMAE

AVE, MATER DOMINI, VIRGO MARIA, REGINA ROSARII FATIMAE


MISTÉRIOS GOZOSOS

Aqui, o narrador, procede com a leitura dos Mistérios Gozosos.

1⁰ Mistério: A Anunciação do Anjo São Gabriel a Nossa Senhora 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas
E estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça! O Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres”. Ela, quando o ouviu, turbou-se do seu falar, e discorria pensativa que saudação seria esta. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim”. E disse Maria ao anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço homem?”. E respondendo, o anjo lhe disse: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá da sua sombra. E por isso mesmo o Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Que aí tens tu a Isabel, tua parenta, que até concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril. Porque a Deus nada é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo se apartou dela. 

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena em honra de Vossa Encarnação, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma profunda humildade e espírito de oração.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...


2⁰ Mistério: A Visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. E entrou na casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que tanto que Isabel ouviu a saudação de Maria, deu o menino saltos no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E bradou em alta voz, e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita, que venha visitar-me a que é mãe de meu Senhor? Porque assim que chegou a voz da tua saudação aos meus ouvidos, logo o menino deu saltos de prazer no meu ventre. E bem-aventurada tu, que crestes, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”. Então disse Maria: Minha alma engrandece ao Senhor. E meu espírito se transporta em santa alegria em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos em sua humilde escrava; por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada. Grandes maravilhas obrou comigo o Onipotente, cujo nome é santo. Cuja misericórdia se estende de geração em geração em todos os que o temem. Assim ostenta o poder de Seu braço, transtorna os desígnios dos soberbos. Derruba os poderosos do seu assento e exalta os humildes. Enche de bens os necessitados e os ricos deixa vazios. Decretou exaltar Israel, Seu povo, lembrando-se de Sua misericórdia. Para cumprir a promessa que fez aos nossos pais, Abraão e a todos os seus descendentes. E ficou Maria com Isabel perto de três meses. Depois dos quais voltou para casa.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena em honra da Visitação de Vossa santa Mãe à sua prima Santa Isabel, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma caridade perfeita para com nosso próximo.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

3⁰ Mistério: O Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos alistar-se cada um à sua cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém: porque era da casa e família de Davi, para se alistar com sua esposa Maria, que estava grávida. E estando ali aconteceu completarem-se os dias em que havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e o enfaixou e o reclinou numa manjedoura: porque não havia lugar para eles na estalagem. Havia nos arredores uns pastores que vigiavam e revezavam entre si as vigílias da noite para guardarem o seu rebanho. E eis que se apresentou junto deles um anjo do Senhor, e com uma luz divina os cercou de refulgente luz, e tiveram grande temor. Porém o anjo lhes disse: “Não temais: porque eis aqui vos venho anunciar um grande gozo, que o será para todo o povo! E é que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é o Cristo Senhor. E este é o sinal que vo-lo fará conhecer: achareis um menino envolto em panos e posto em uma manjedoura”. E subitamente apareceu com o anjo uma multidão numerosa da milícia celestial, que louvavam a Deus e diziam: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade”. E aconteceu que depois que os anjos se retiraram deles para o céu, falavam entre si os pastores, dizendo: “Passemos até Belém, e vejamos o que é isto que sucedeu, que é o que o Senhor nos mostrou”. E foram com grande pressa, e acharam Maria, e a José, e ao menino posto em uma manjedoura. E vendo isto conheceram a verdade do que se lhes havia dito acerca deste menino. E todos os que o ouviram se admiraram, e também do que lhes haviam referido os pastores. Entretanto Maria conservava todas estas coisas, conferindo lá no fundo do seu coração umas com as outras. E os pastores voltaram glorificando, e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, que era conforme ao que se lhes tinha dito.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Menino Jesus, esta terceira dezena em honra de Vossa Bendita Natividade, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desligamento das coisas do mundo, o amor à pobreza e aos pobres.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

4⁰ Mistério: A Apresentação de Nosso Senhor no Tempo e a Purificação da Virgem Maria 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E depois que foram concluídos os dias da purificação de Maria, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, segundo o que está escrito na lei do Senhor: “Todo o filho macho que for primogênito será consagrado ao Senhor”. E para oferecerem em sacrifício, conforme o que está mandado na lei do Senhor: um par de rolas e dois pombinhos. E havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão, e este homem justo e piedoso esperava ver a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. E havia recebido a resposta do Espírito Santo, que ele não veria a morte sem ver primeiro ao Cristo do Senhor. E veio por espírito ao templo. E trazendo os pais ao Menino Jesus, para cumprirem com o preceito, segundo o costume da lei por ele. Então o tomou em seus braços Simeão, e louvou a Deus, e disse: “Agora, Senhor, tu podes despedir ao teu servo em paz, segundo a tua palavra: porque já os meus olhos viram o Salvador que tu nos deste.”

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quarta dezena em honra de Vossa Apresentação no Templo pelas mãos de Maria, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o dom da sabedoria e da pureza de corpo e coração.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

5⁰ Mistério: A Perda e o Reencontro do Menino Jesus no Templo 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E seus pais iam todos os anos a Jerusalém no dia solene da Páscoa. E quando teve doze anos, subindo eles a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa, e acabados os dias que ela durava, quando voltaram para casa, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o advertissem e crendo que ele viria com os da comitiva, andaram caminho de um dia, e o buscavam entre os parentes e conhecidos. E como o não achassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que três dias depois o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e fazendo-lhes perguntas. E todos os que o ouviam estavam pasmados da sua inteligência e das suas respostas. E quando o viram se admiraram. E sua mãe lhe disse: “Filho, por que usaste assim conosco? Sabe que teu pai e eu te andávamos buscando cheios de aflição”. E ele lhes respondeu: “Para que me buscáveis? Não sabíeis que importa ocupar-me nas coisas que são do serviço de meu Pai?”. Mas eles não entenderam a palavra que lhes disse.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra do Vosso Encontro no Templo com Nossa Senhora entre os instruídos, após ela Vos ter perdido, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, que nos convertais e nos ajudeis a consertar nossas vidas, e também que convertais todos os pecadores, hereges, cismáticos e idólatras.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

AGRADECIMENTO

Pres: Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais, dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais nos obrigar, vos saudamos com uma Salve-Rainha:

℟.: Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.

Pres: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

℟.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Pres: Oremos
Após um momento de silêncio, completa:
Ó Deus, cujo Filho Unigênito, por Sua vida, morte e ressurreição, nos obteve o prêmio da salvação eterna, concedei-nos, nós Vô-lo pedimos que, meditando estes mistérios do Sacratíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que contém e consigamos o que prometem. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso.
℟.: Amém.

Finalizado o Santo Terço, o coro entoa o cântico "Salve Rainha".

CÂNTICO
(Salve Rainha)

SALVE RAINHA, SALVE RAINHA!
SENHORA MINHA, MÃE DE JESUS!

SALVE RAINHA, SALVE RAINHA!
SENHORA MINHA, MÃE DE JESUS!

BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO

TÃO SUBLIME SACRAMENTO
(Tantum Ergo)

Enquanto é tocado o hino, se oportuno, o celebrante então incensa o Santíssimo Sacramento. Pode-se já neste momento ser colocado o véu umeral.

TANTUM ERGO SACRAMENTUM
VENEREMUR CERNUI:
ET ANTIQUM DOCUMENTUM
NOVO CEDAT RITUI:
PRÆSTET FIDEIS SUPPLEMENTUM
SENSUUM DEFECTUI

GENITORI, GENITOQUE
LAUS ET JUBILATIO,
SALUS, HONOR, VIRTUS QUOQUE
SIT ET BENEDICTIO:
PROCEDENTI AB UTROQUE
COMPAR SIT LAUDATIO

E, de joelhos, o celebrante diz:
℣.: Do céu lhes destes o pão. (TP: Aleluia.)
℟.: Que contém todo o sabor. (TP: Aleluia.)

℣.: Oremos. Senhor, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.
℟.: Amém.

BÊNÇÃO

O celebrante dá a bênção com o ostensório, traçando três cruzes sobre todos.

Durante a bênção tocam-se os sinos e o ostensório é incensado com três ductos.

ATO DE LOUVOR

O ato de louvor se fará como de costume. Pode-se repetir cada invocação, pode-se intercalar entre o celebrante e todos ou todos podem dizer todo ato juntos.

— Bendito seja Deus.
— Bendito seja o seu santo nome.
— Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
— Bendito seja o nome de Jesus.
— Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
— Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.
— Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.
— Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
— Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.
— Bendita seja sua santa e Imaculada conceição.
— Bendita seja sua gloriosa assunção.
— Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
— Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
— Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

Se estiver em território brasileiro, reza-se:
Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso bispo, sobre o nosso pároco e sobre todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.

RITOS FINAIS

INTENÇÕES DO SANTO PADRE

Pres.: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
℟.: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pres.: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
℟.: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Pres.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
℟.: Como era no princípio, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pode-se acrescentar algumas jaculatórias.

Depois, um diácono retira a hóstia do ostensório, todos se levantam. O Sacerdote depõe o véu umeral. 

CANTO FINAL
(Benedictus qui Venit)

BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
HOSSANA, HOSSANA, HOSSANA IN EXCELSIS.

BENDITO SEJAIS, SENHOR, DEUS DOS NOSSOS PAIS:
DIGNO DE LOUVOR E DE GLÓRIA PARA SEMPRE.

BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
HOSSANA, HOSSANA, HOSSANA IN EXCELSIS.

BENDITO O VOSSO NOME GLORIOSO E SANTO:
DIGNO DE LOUVOR E DE GLÓRIA PARA SEMPRE.

BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
HOSSANA, HOSSANA, HOSSANA IN EXCELSIS.

DESPEDIDA

Diác. ou Pres.: Glorificai o Senhor com a vossa vida; ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus!

Então, todos se retiram.
Postagem Anterior Próxima Postagem